DEZ FRASES PARA “NÃO” FALAR A UMA GRÁVIDA

Eu estou grávida de cinco meses e, desde que descobri, conforme vou contando para as pessoas recebo vários tipos de resposta de volta. Algumas pessoas me parabenizam e ficam feliz comigo. Já uma boa parte jogam o parabéns acompanhado de frases muito desnecessárias, e eu percebi que conforme o tempo vai passando essas frases se repetem. Ai, eu me pergunto se essas pessoas falam por maldade ou só por falta de bom senso mesmo.

Enfim, o fato é que na gravidez é comum que a gente tenha preocupações. E quando é o primeiro filho, como no meu caso, essas preocupações vem acompanhadas de ansiedade dobrada e muitas descobertas e curiosidades. Acreditem, desde o começo da gravidez tudo o que eu vou comer eu pesquiso no google sobre as consequências daquilo pra mim e para o bebê. Já aproveito e consulto os tipos de vitaminas que aquele alimento vai nos trazer. É tipo: “Hmm, que vontade de comer banana, mas será que eu posso comer banana?”. Me sinto um pouco louca fazendo isso por que nunca tive nenhuma paranoia sobre a comida, sempre comi de tudo. E ai vem fulana e me pergunta: “Você vai mesmo comer isso?”. Uma grávida ansiosa, que já estava na dúvida se devia comer o tal alimento, escuta essa frase e já começa a se sentir culpada antes mesmo de ter colocado na boca.

E gente, toda gestante quando descobre a gravidez já começa a fazer o acompanhamento Pré Natal, então qualquer coisa que precise ser dita a ela sobre o que pode ou não pode, uma pessoa especialista vai estar lá exclusivamente pra isso. No meu caso, além da minha médica que me acompanha, eu costumo conversar sobre isso com as pessoas próximas (Mãe e Irmã apenas). Os comentários aleatórios que escuto no dia a dia são descartáveis, e só servem para aumentar a ansiedade e preocupação. Parece bobagem, mas uma simples frase boba sem bom senso se torna estressante e preocupante demais para a grávida que escuta. Confiram:

  1. “Gravidez não é Doença!” – E quem disse que era? Essa é quase um clichê, comum ouvir de homem ou de mulheres que tiveram uma gravidez tranquila sem nenhuma complicação. Que não é doença a gente sabe, mas a gente sabe que é necessário se cuidar muito, por que tudo o que fazemos na gravidez reflete no bebê e na nossa saúde para o resto da vida. E também, eu nunca ouvi uma grávida perguntar: “Gravidez é doença?”.

  2. “Aproveita para dormir agora… tuas noites de sono tranquilo vão acabar!” – Gente, deixa a grávida viver a gravidez dela em paz. Perder noites e noites de sono não é regra, os bebês não são todos iguais. Ouvindo frases assim não vai precisar esperar o bebê nascer para perder horas de sono.

  3. “Ai que legal, parabéns! Você planejou?” – Frase totalmente invasiva, e a menos que você seja super intima da grávida, fique de boca fechada. O fato de ser ou não ser planejada a gravidez cabe somente a gravida e/ou ao casal.

  4. “Quem é o Pai?” – Essa ai as vezes se disfarça de “E o Pai?” e é mais direcionada para as mães solteiras. Não preciso nem dizer quanto é desnecessária e me pergunto como alguém tem coragem de perguntar. Como se isso interferisse na vida de uma quarta pessoa que não seja o Bebê, a Mãe e o Pai. Aliás, se você não é próximo o suficiente para a grávida já ter te contado sobre o assunto acredito que não vem ao caso você saber.

  5. “Espero que venha com saúde!” – Ou “Tomara que ele seja perfeito!”, não tem problema nenhum em desejar que o bebê seja saudável. Mas cuidado em como você diz isso a uma grávida.

  6. “Como assim, como aconteceu?” – Senta aqui, vou te contar!

  7. “Você comeu/bebeu isso, é abortivo!” – Quando eu ouvi essa frase eu estava com menos de 3 meses de gravidez. Eu estava feliz, mas preocupada por que já tinha lido e escutado falar que até completar 3 meses os cuidados teriam que ser muito maiores. Fiquei me sentindo culpada até conseguir falar com minha médica e tirar a duvida, que não passava de um boato. Vai por mim, a menos que você seja especialista na área, não fale bobagem.

  8. “Grávida? Sua Louca!” – Louca por que mesmo? As pessoas precisam entender que o que é loucura para uns para outros é a melhor coisa que aconteceu na vida.

  9. “Tua barriga está muito grande, tem certeza que não está de mais tempo?”

  10. “Mas por que você não se cuidou?” – Cara, a essa altura, quando já da pra perceber que a pessoa está grávida ela já não quer mais saber se devia ou não ter se cuidado. E esse tipo de comentário, assim como muitos outros, não vão acrescentar em nada, nem pra quem faz o questionamento e muito menos para a grávida.

Fotos: Reprodução.




Deixe uma resposta

Your e-mail will not be published. All required Fields are marked